Atividade física: sinônimo de qualidade de vida!

Em entrevista à RH Rádio, Francisco Abdalla de Paula (CREF: 086504), Educador Físico da Vivência Psiquatria Dinâmica, fala sobre atividade física e sua importância em tempos de reclusão social.

Se em tempos normais, manter uma rotina de exercícios já era uma tarefa complicada, com a pandemia provocada pelo novo Coronavírus, a missão é ainda mais desafiadora. Afinal, com a quarentena e o fechamento de academias e centros esportivos, exercitar-se em casa requer muita disciplina e empenho. Para detalhar melhor este assunto, nosso Educador Físico Francisco Abdalla de Paula, concedeu uma entrevista à RH Rádio, da Vegas Card.

Mesmo com todas as dificuldades e desequilíbrio da rotina, Abdalla enfatiza que esse esforço é fundamental para a qualidade de vida, principalmente neste momento de reclusão: “A prática de exercícios regular envolve muito mais do que a estética. Ela contribui para o bem-estar físico e mental, além de auxiliar no funcionamento do coração, da circulação, respiração e todos as outras funções hormonais e fisiológicas do organismo.”

Abdalla também esclareceu que exercício físico não necessariamente é sinônimo de “malhação”. “O exercício físico, é qualquer atividade que você pode realizar de forma periódica, prazerosa e priorizando o acompanhamento de um profissional. Eu sempre aconselho para que os alunos busquem exercícios para fins de saúde, a estética é uma consequência desse empenho”.

Também é importante ressaltar que há uma diferença entre atividade física e exercício físico: “a atividade física é qualquer movimento corporal, praticado em um determinado tempo e que me faz consumir energia, como lavar o carro, ou fazer uma faxina. Já o exercício físico consiste em uma modalidade periódica, onde o objetivo é aumentar a aptidão física”, ressaltou o professor.

Retomando sobre a quarentena, infelizmente, segundo Abdalla, para manter a rotina de exercícios não há muito segredo: “Evidentemente que com essa nova realidade, muitos perderam o time para a atividade física. Meu conselho é tentar definir um horário e procurar ter regras, não só do ponto de vista dos exercícios, mas também da alimentação e do sono.”

Ainda na entrevista, Abdalla explicou um pouco mais sobre as funcionalidades da prática de exercícios para o corpo. Confira a entrevista completa clicando aqui.

Compartilhe este artigo