O papel da alimentação no tratamento do transtorno de ansiedade e depressão

Acompanhe com nossa nutricionista Marcela Accula os alimentos e nutrientes que podem ser grandes aliados ao tratamento.

A ansiedade e a depressão são doenças mentais cada vez mais presentes em nosso cotidiano e que afetam diretamente a qualidade de vida do paciente. Embora a intervenção medicamentosa seja necessária na grande maioria dos casos, estudos apontam que os hábitos alimentares têm importância fundamental no tratamento dessas patologias.

É importante ressaltar que a alimentação por si só não é suficiente para tratar a depressão, mas, é um fator determinante na melhora ou agravamento dos casos. Segundo a Nutricionista da Vivência Psiquiatria, Marcela Silva Accula (CRN 49202), os nutrientes mais importantes para inserirmos na alimentação são:

  • Ômega-3 (2-3g ao dia EPA e DHA): Anti-inflamatórios e diminuem estresse oxidativo; SELÊNIO, VIT. C, VIT. E e POLIFENÓIS. São encontrados em alimentos como: morango, goiaba, uva, laranja, amêndoa, nozes, castanha do Pará, kiwi, abacate e azeite- extra virgem.
  • TRIPTOFANO e Vit. B6: relacionados a sensação de bem-estar e relaxamento. Encontrado nos alimentos: banana, ovo, kiwi, soja, peixes, semente de chia, amendoim, nozes, espinafre e aveia podem ajudar.
  • MAGNÉSIO, ZINCO E B6: aumentam a GABA (um inibidor do SNC, que gera calma e relaxamento). Consuma: semente de abóbora, cacau, couve, espinafre, iogurte natural, carnes, batata.
  • CHÁS: Erva-Cidreira, passiflora, camomila e erva-doce.

Uma alimentação equilibrada pode interferir diretamente em sintomas muito comuns como é o caso da fadiga e do cansaço excessivo, que muitas vezes impedem o paciente de praticar suas atividades do dia a dia com fluidez.

Outro ponto muito positivo de se ter uma alimentação balanceada é o equilíbrio da flora intestinal, que quando desregulada os micro-organismos nocivos presentes no intestino se multiplicam e a irritabilidade aumenta.

Por esse e outros motivos, o acompanhamento nutricional e a fitoterapia surgem como recurso terapêutico em busca na melhora dos sintomas e na promoção da saúde do paciente. Na Vivência Psiquiatria Dinâmica não abrimos mão desse acompanhamento, assim como da atuação de outros profissionais como educadores físicos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos e outros, que formam uma equipe multidisciplinar em busca do cuidado e reabilitação de nossos pacientes.

Contate-nos e conheça um pouco mais sobre o trabalho da Vivência Psiquiatria Dinâmica!

Referências Bibliográficas

  • The role of food in the treatment of anxiety and depression disorders, 2020.
  • Comportamento alimentar, ansiedade, depressão e imagem corporal em mulheres submetidas a cirurgia bariátrica, 2012.
  • Evaluation of food consumption in patients with diagnosis of depression and / or anxiety, 2020.

Compartilhe este artigo